FANDOM

Quebrar a quarta parede é um dispositivo de comédia (e também uma piada) usado em histórias de ficção em que um personagem reconhece o fato de que eles são um personagem em um show ou programa de televisão, e estão realmente conscientes de ser tal e diga ao público. Isso viola a separação entre o personagem e o público, sendo a convenção conhecida como a "quarta parede". Existem várias maneiras de quebrar a quarta parede; exemplos incluem quando um personagem se refere a uma parte específica em um episódio de televisão, quando um personagem impede que outros realizem um ato oculto ou criminoso referindo-se ao fato de que é um "filme / programa infantil", quando um personagem responde a um pessoa do mundo que não está fisicamente presente (como o narrador), ou quando um personagem fala diretamente com o espectador.

Há vários exemplos de quebra da quarta parede em O Incrível Mundo de Gumball, variando de seções sutis a inteiras com significância ou a episódios inteiros baseados em quebrar a quarta parede, como pode ser mostrado na seção a seguir.

Lista de instâncias em que a quarta parede é quebrada

1ª Temporada

  • "A Colher"
  • "O Fantasma"
    • Darwin diz "Outro final feliz". pela segunda vez no final do episódio.
  • "O Mistério"
    • Gumball diz "Eu disse que era ele!" para quem está sendo iluminado.
  • "O Carro"
    • Darwin congela a cena como alguém pausou ao informar Gumball sobre as regras do jogo.
    • Ricardo faz um flashback aparecer através de seu movimento corporal e efeitos sonoros. Ele até interrompe Nicole apenas para fazê-lo.
  • "A Luta"
    • Enquanto Gumball sai de Tina no refeitório, a comida respinga na câmera.

2ª Temporada

  • "A Banana"
    • João Banana quebra muitas de suas piadas para o espectador.
  • "O Pedido de Desculpas"
    • Gumball pergunta por que ele tem que correr a cada 8 minutos de sua vida, 8 minutos no episódio.
  • "O Caveirão"
    • O modo como a corrida de Navalha pára é como se alguém estivesse parando.
  • "O Natal"
    • Os personagens desejam ao espectador um Feliz Natal no começo.
  • "Os Vacilões"
    • Anais quebra a quarta parede quando ela pisca para a câmera.
  • "O Sonho"
    • Gumball e Darwin brigam por um painel de censura.
  • "O Jogo"
    • Gumball puxa uma carta que diz "A música dramática irá tocar até o final do jogo".
  • "A Voz"
    • Tobias indiretamente menciona como ele se sente como o personagem de apoio de sua própria vida.
  • "A Caixa"
    • Darwin percebe como a voz de Gumball mudou, referenciando a mudança da voz de seu ator de voz original Logan Grove (também se aplica ao dublador brasileiro Eduardo Drummond).
  • "Os Casacos"
    • Gumball menciona como o episódio terminará.
  • "O Mundo"
  • "O Final"
    • Anais notou que eles estavam relativamente incólumes após cair de uma altura tão grande em "O Responsável", uma referência às leis humorísticas da física dos desenhos animados.
    • Em uma lembrança de "O Carro", Ricardo faz um flashback aparecer da mesma forma que ele fez naquele episódio.
    • Sra. Jötunheim interrompe o flashback da violência de Hector em Elmore.
    • Ricardo explicando que quando ele é colocado na prisão, de repente ele está "simplesmente não mais lá", uma referência à mudança para o estado original no final dos episódios.
    • Gumball notando como eles pareciam diferentes no álbum de família, uma referência à transição no estilo de desenho e animação que ocorreu entre a 1ª e a 2ª temporada.
    • Gumball se perguntando por que o episódio parecia que não terminaria feliz, uma referência a como a maioria dos episódios termina felizmente.
    • Gumball afirmando que apenas um reajuste total da realidade poderia salvá-los, uma referência a como o final dos episódios tende a reverter a cidade de volta ao normal, também conhecido como deus ex machina.
    • Quando os Wattersons estavam presos com os prisioneiros, Anais disse: "Acabou o show", como se ela realmente soubesse que eles estavam em um show.

3ª Temporada

  • "As Crianças"
    • O rosto de Gumball é esmagado pelo lado de Patrick da tela dividida.
    • Gumball afirma que ele tem doze anos de idade para sempre, referenciando como personagens de desenhos animados geralmente não mostram desenvolvimento de idade.
    • Darwin afirma que ele e Gumball são as pessoas na TV que não envelhecem.
  • "A Fã"
    • Depois que Sarah conta sua piada para Gumball e Darwin, uma platéia ao vivo é ouvida rindo.
    • Depois que Sarah fala com o espectador, a animação faz uma pausa duas vezes, e as palavras "The End" e "Executive Producer: Sarah G. Lato" aparecem na parte inferior da tela.
    • Sarah quebra a quarta parede cantando o tema final do show.
  • "A Alegria"
    • A câmera aperta o rosto de Senhorita Símio.
    • Quando a senhorita Simian pede o tempo, o cartão de tempo colide com ela.
    • Em muitos casos, o líquido do arco-íris espirra na câmera.
  • "O Filhote"
    • Gumball, Darwin e Anais falam com o espectador várias vezes ao longo do episódio.
  • "Os Extras"
    • Os Personagens Secundários estão plenamente conscientes do seu status de background e culpam Gumball e Darwin por isso.
    • O Urso Verde aponta diretamente para o espectador na música, em vez de Gumball e Darwin.
    • Os personagens secundários cantam a reprise da música para o espectador.
  • "O Farsante"
    • Diretor Brown quebra a quarta parede neste episódio, quando ele aponta que a nudez de Gumball e Darwin é pixelizada.
    • O diretor Brown pisca para o espectador.
  • "O Vácuo"
    • O rosto de Gumball se aproxima da câmera.
  • "A Alergia"
    • No final, Darwin espirra na câmera, fazendo com que a tela se parta.
  • "A Casca"
    • Gumball pergunta por que ele e Penny estão sempre no espaço quando querem se beijar.
  • "A Mentira"
    • Ao longo do episódio, o narrador fala ao espectador.
    • Quando Darwin estava prestes a gritar, o narrador rapidamente interrompe o episódio e diz ao espectador que "imagine um grito de um milhão de chihuahuas".
  • "O Santo"
    • Gumball joga graxa na câmera.
    • Quando ele tenta atrapalhar a conta Elmore Plus de Alan, o comentário de Gumball, "Oh, meu Deus! Por que há tantas pessoas atraídas em Elmore? Volte para o seu país e pare de arruinar nossa economia!" é uma referência aos personagens em 2-D no programa. Ele diz a Darwin que "ninguém gosta de um 2-Dist".
  • "A Segurança"
    • Gumball está ciente da pixelização e do "bloqueio infantil".
    • Gumball, Anais e Nicole se chocam com um aviso de "discrição do espectador".
    • Nicole está ciente dos efeitos sonoros e lutando contra a censura.
  • "O Cronômetro"
    • Enquanto Gumball e Darwin discutiam em uma pilha de lixo, o timer na tela se ajusta rapidamente a 2 minutos.
    • Gumball cai na tela, congelando o tempo.
    • Gumball e Darwin são capazes de ver e interagir com o temporizador na tela, por exemplo, mencionando como eles levaram um minuto para chegar longe no deserto.
  • "O Triângulo"
    • Quando Gumball está se perguntando quem quer sabotar o desempenho de seu irmão, a câmera dá um zoom no rosto de João Banana, fazendo a tela quebrar e jogando Gumball fora de equilíbrio.
  • "O Dinheiro"
    • Quando a família diz a Gumball que a publicidade não está necessariamente se esgotando, Darwin pisca e Gumball pergunta a ele com quem ele está falando, sugerindo que ele estava falando com o espectador. Anais também falou diretamente ao espectador.
    • Quando Gumball afirma que "sem dinheiro, eles não são nada", a aparência da família se deteriora.
    • Os personagens 2D transformam-se em animações-chave e os caracteres CGI mudam conforme a animação começa a se degradar.
    • As cenas então se tornam storyboards enquanto a família Watterson continua correndo para o shopping. Depois que os Wattersons (exceto Gumball) assinam o contrato do Joyful Burger, o storyboard retorna à sua qualidade de animação.

4ª Temporada

  • "A Volta"
    • Um locutor de rádio diz "E agora, três minutos e cinquenta de música de perseguição sem parar!" principalmente porque Ricardo está em uma situação intensa.
  • "Os Outros"
    • Ao tentar forçar a alimentação Clare de um final feliz, Gumball diz: "Qualificado? Heh! Você não precisa de uma qualificação se tiver um trabalho de mágica inventado!"
  • "A Assinatura"
    • Gumball reconhece música de fundo de suspense.
  • "O Pestinha
    • Billy faz piada do suéter de Gumball e diz que "2011 ligou e disse para mantê-lo, já que não era legal quando você começou a usá-lo", que é uma referência ao ano da estréia do show.
  • "O Presente"
    • Alan fala e tenta ficar com a câmera, mas fica irritado quando o ignora.
  • "A Rotina"
  • "Os Quadrinhos"
    • Quando Gumball tenta voltar, Darwin diz que ele não deveria se incomodar.
  • "Os Vídeos"
    • A miniatura de Gorilla VS Baleia Orca tem o logotipo da Cartoon Network.
    • Gumball encontra um trailer de "Filme de O Incrível Mundo de Gumball".
  • "O Aprendiz"
    • O Goblin é entretido por Gumball "agindo como se estivesse na televisão".
    • O Duende sabe dos acontecimentos na sequência dos sonhos de Gumball.
  • "As Origens"
    • A câmera bate no rosto de Gumball algumas vezes.
    • A câmera está para trás, pois é o espectador que está tirando a foto.
  • "A Namorada"
    • Gumball pergunta a Darwin se ele percebe a música de fundo de suspense.
  • "O Conselho"
  • "O Sinal"
    • O cartão de título aparece.
    • Parte da face de Mic Graves é sobreposta à de Gumball.
    • Os olhos de Guillaume Cassuto podem ser vistos em Darwin.
    • Interrupções com TV via satélite em Elmore acabam causando uma falha na cidade e apenas Gumball parece estar ciente disso.
    • Gumball e Darwin chegam à conclusão de que estão em um programa de TV, mas o episódio salta para toda a família jantando em casa.
    • O tema final é reproduzido quando o episódio falha uma última vez.
  • "O Amor"
    • O narrador da seqüência química está falando diretamente para o espectador.
  • "O Ninho"
    • Gumball reconhece música de suspense.
  • "A Noite"
    • A Lua fala com o espectador durante a maior parte do episódio.
    • No pesadelo de Sussie, uma voz fora da tela diz: "E corta!", E nós vemos a equipe dos bastidores e vemos Aurelie Charbonnier na tela (que interpreta Sussie) na vida real chorando e fugindo a tripulação.
    • Larry é o único que parece notar a transição da poeira do duende.
    • A poeira do duende cai no olho de William e o cega.
    • Quando Daisy a Burrinha acorda de seu sonho, ela fala com os espectadores.
  • "A Culpa"
    • Gumball e Darwin notam os recipientes do coração quando aparecem no canto superior esquerdo.
    • Na música "Livros são Violentos" durante a parte do rap, Gumball, Penny, Carmen, Colin e Felix, Carrie e Darwin foram cantando para a câmera.
  • "O Tapa"
    • Quando Hector bate em Gumball na bunda, ele o envia voando e colidindo com a câmera.
    • Tobias assobia "[My Lonely Backside I]]" no corredor da escola.
  • "A Compilação"
    • O grito de Darwin quebra a tela e revela o Vácuo por baixo.
    • Os cidadãos de Elmore cantam "Nobody's A Nobody"] aos espectadores.
    • O locutor de "The Grieving" está falando diretamente para o espectador.
  • "O Desastre"
    • Quando Rob usa seu controle remoto para voltar no tempo, ele rebobina o cartão de título do episódio, intro, a versão britânica do Cartoon Network Check-It 3.0 Up Next bumper e os créditos finais.
    • Darwin é capaz de ler as legendas abaixo da cabeça de Gumball.
    • Quando Rob muda o idioma enquanto Gumball está falando com Penny, ela percebe que o idioma é diferente.
    • Rob altera a resolução e o contraste da imagem do episódio, que é visível ao assisti-lo na TV.
    • Rob afirma que ele nunca quis ser o vilão, e que ele queria ser o parceiro que tem seu próprio brinquedo de pelúcia e show de spin-off.
    • Rob menciona que o mundo de Elmore nem é real.
    • Quando Gumball está caindo no Vazio, o outro lado do portal (que na verdade é uma tela de TV) mostra os créditos finais rolando com o Tema de Encerramento.
    • Quando Rob pressiona o botão "avançar" e faz o movimento de Gumball mais rápido.

5ª Temporada

  • "A Reprise"
    • Quando Darwin mais uma vez lê as legendas, Gumball reorganiza-as e Darwin acidentalmente engole a maioria delas.
    • Rob pressiona o botão "ejetar" para fazer o Banana Joe explodir.
    • Rob aperta o botão "rebobinar" apontando para os pais de Gumball, e eles ficam mais jovens.
    • Novamente, quando Rob pressiona o botão "avançar rapidamente" e faz o movimento de Gumball mais rápido.
    • Quando Rob acidentalmente atinge "zoom", a câmera atinge tanto ele quanto Gumball.
    • Rob mais uma vez muda o brilho, o enquadramento e o contraste do episódio.
    • Quando o Gumball pressiona o botão "mudo" e silencia o som.
    • Gumball aperta o botão "canal" e termina em uma estação de notícias. Ele se pergunta se o mundo é uma tela gigante de TV, mas depois volta a perseguir Rob.
  • "As Histórias"
    • Darwin menciona estar em uma montagem cross fade.
    • Tina Rex respira na câmera.
  • "O Tédio"
    • Quando aparecem personagens de outros programas da Cartoon Network, o Titio Avô cumprimenta o espectador.
  • "A Visão"
    • Alan fala ao espectador ao longo de seu manifesto. Clayton até pergunta a ele "Com quem você está falando?"
  • "O Código"
    • Entre algumas das barras de ferramentas instaladas no laptop está o "TAWOG" (as iniciais do programa) e o logotipo da Cartoon Network.
  • "O Teste"
    • Sarah percebe erros de continuidade, por exemplo, o corte de cabelo de Tobias mudando entre as cenas.
    • Sarah e Darwin são capazes de ouvir a risada e perceber a mudança de formato.
    • Sempre que Tobias olha para a câmera e reage a ela.
    • Quando Gumball percebe que é noite, mas a escola ainda não acabou.
    • Na cena especial de Natal, Gumball percebe que toda a família está na sala de estar e de repente aparece no quarto.
    • No hospital, uma dica de violão toca depois do trocadilho de Tobias. Sarah pega o violão e joga na tela, quebrando-o.
  • "Os Imitadores"
    • Gumball e Darwin notam que seus dubladores mudaram no final do episódio.
  • "A Batata"
    • Pedaços de batata aparecem na tela quando Darwin esmaga sua batata assada.
  • "A Confusão"
    • Gumball percebe as legendas debaixo dele.
    • Nicole e as crianças não podem ver o que está na frente deles devido à tela dividida. Nicole depois expulsa a tela e bate no Policial Hambúrguer no processo.
    • Quando Nicole bate o carro, a borda da tela balança e faz um dos recipientes de tinta na tela direita cair e respingar.
  • "A Liberdade"
    • Frankie aperta uma garrafa de refrigerante e faz com que ela exploda por toda a câmera.
  • "O Cupido"
    • Quando Carrie está fazendo a poção do amor, Gumball percebe a música de fundo tocando e pergunta de onde ela está vindo.
  • "A Caixa"
    • Gumball impede a câmera de subir.
  • "O Console"
    • Gumball fala para o espectador sobre o título do jogo.
    • Gumball cheira o rosto de Leslie com uma caixa de diálogo.
    • Quando Penny cai, a caixa de diálogo também.
    • Os créditos para Paradoxo Invertido listam Ben Bocquelet como o diretor.
  • "A Manobra"
    • Darwin diz que a cabeça de Gumball é sempre vista em um ângulo porque ele pareceria estranho no perfil.
  • "Os Enganadores"
    • Gumball olha para fanart de si mesmo online.
  • "As Estrelas"
    • Gumball, Darwin e várias outras pessoas estão cientes dos ícones de classificação de estrelas acima deles.
  • "A Dieta"
    • Darwin acha que o plano deles de fazer Richard perder peso está faltando synth rock e cross fades, ou uma montagem.
    • Depois, Gumball menciona o fato de que eles estavam em uma montagem e Darwin afirma que ajudar Richard foi rápido e menos de um minuto.
  • "O Feiticeiro"
  • "A Esquisita"
    • Durante "Olá Sussie", a incapacidade de Sussie de se curvar por ser uma marionete é citada.
    • Gumball move a câmera em sua direção depois de "Olá Sussie".
  • "O Assalto"
    • Quando Ricardo questiona sobre Nicole e as crianças sabendo como ele escondeu o dinheiro, elas respondem que estão observando-o ir adiante.
  • "The Singing"
    • O Cão de 8-Bits afirma que ele é um personagem de fundo sem música ou nome.
  • "O Pior"
    • Nicole é cortada pelo enfraquecimento da frase preta no meio da frase.
  • "As Pétalas"
    • Enquanto perseguem Leslie, Gumball e Darwin dão dicas e conselhos ao visitante.
  • "O Incômodo"
    • Gumball assobia a música de fundo enquanto lava as mãos no museu de arte.
  • "O Noticiário"
  • "The Puppets"
    • Gumball diz a Darwin para colocar seus sapatos de volta.
    • Gumball percebe que a mudança de estilo de arte e Grady diz para ele não olhar para baixo, como revelado pode ser uma dupla de equipe vestindo roupas de verde segurando-as.
    • Gumball imita um recorde dramático gravado em segundo plano.
    • Quando Grady imita a música dramática, Gumball pergunta o que é.

6ª Temporada

  • "The Rival"
    • Gumball menciona que é um personagem 2-D.
  • "The Lady"
    • Gumball é interrompido por uma música perto do final. A música também se refere à série como um todo e à sua história.
    • Gumball e Darwin notam o cartão de título "Fim" na mesa sob Ricardo e seus amigos.
  • "The Vegging"
    • O game show Gumball e Darwin estão assistindo tem uma mensagem dizendo "T _ _ SH _ W _ NDS A _ T _ _ S _ _ S _ N _" escrito em seus painéis, soletrando "THE SHOW ENDS AFTER SEASON _ " (O SHOW ACABA APÓS TEMPORADA _) presumivelmente "6."
  • "The One"
    • Tobias mais uma vez menciona seu medo de ser um personagem secundário.
  • "The Cringe"
    • No clímax do episódio, as mãos reais de Gumball e Cachorro Quente os derrubam.
  • "The Candidate"
    • No começo e perto do final do episódio, Gumball dita suas "memórias" para o espectador. Na segunda vez que isso acontece, Anais pergunta quem ele está falando.
  • "The Anybody"
    • Gumball descreve o esboço da trama de um episódio típico.
  • "The Shippening"
    • Sarah's tem o logo da Cartoon Network.
    • Gumball faz referência à sala dos escritores, afirmando "O quê? Você acha que pode trancar três pessoas em uma sala e pressioná-las a continuarem inventando ouro? Eventualmente, elas começarão a repetir o material."

Curiosidade

  • Gumball quebra a quarta parede mais do que qualquer outro personagem.
  • A quinta temporada atualmente tem a maior quantidade de quebra de auarta parede na série.
  • Na Edição 7, Tina quebra a quarta parede mencionando a Edição 1.
  • Na seção The Amazing Journal Comic, de Darwin, da Edição 3, Anais quebra a quarta parede dizendo "Nós não teríamos um show" em resposta a Darwin reclamando sobre Gumball não consertar seus próprios problemas.